sábado, 25 de fevereiro de 2012

ROTOR DE ANTENA CDE

Um dia desses dando uma navegada pela internet encontrei a venda no estado um rotor de antenas da extinta CDE ( Cornell - Dubilier Electronics) e seu comando.
Decidi buscar na internet informações a respeito do equipamento.
Vamos um pouco sobre a história do fabricante. O título original da matéria em inglês traduzido:

A história do rotor sino.

A linha de rotores de antena do tipo sino foi desenvolvida por engenheiros para a Cornell Dubilier Eletronics por volta dos anos 50 com os modelos TR-2 e TR-4 voltado para o mercado de direcionamento de antenas de TV.
Não precisamente no ano de 1956 foi desenvolvido projetos que culminaram no conhecido HAM-IV já com o freio para manter as antenas posicionadas independente da posição e intensidade do vento.
A matéria pode ser lida na integra no original em inglês no endereço eletrônico:
Obrigado Craig Henderson, N8DJB por disponibilizar informações.

O que aconteceu com a Cornell Dubilier Electronics?

A divisão de rotores foi vendida a Telex/Hy-Gain in 1981, que decidiu dar apenas suporte aos rotores AR-22, AR-40, CD45-II, Ham-4, and Tailtwister.
Telex/HyGain vendeu a linha de rotores Hygain para a MFJ em maio de 1999.
A matéria pode ser lida na integra no original em inglês no endereço eletrônico:

Se precisa de peças de reposição encontrei os seguintes sites na internet:



ROTOR DE ANTENA CDE - PARTE 02




Agora que já sabemos um pouco da história da extinta CDE vamos descobrir o que eu tenho por aqui.
Segue as fotos do equipamento:








Pela etiqueda de identificação do comando do rotor podemos identificar o seu modelo AR - 30 / AR -50 e sua data de fabricação que provavelmente é 7 de abril de 1978 aproximadamente.










Agora com o modelo do comando fui buscar mais informação na internet.
Encontrei o manual do rotor CDE AR-30 no endereço:
http://bama.edebris.com/manuals/cde/ar30/


Infelizmente possui somente informação sobre o comando, já que o rotor era outro modelo.
Como não obtive resultado buscando pelo modelo do comando, resolvi dar uma olhada no rotor para buscar informações estampadas no corpo do mesmo.
Embora o rotor tivesse a aparencia externa similar a um AR-40 foi encontrado a inscrição TRA-4.


Em um fórum do QRZ encontrei a informação de que se tratava de um modelo muito antigo produzido pela CDE e que até hoje é produzido com a nova designação AR-40.


Agora com essa nova informação descobri que apesar do porte do rotor o mesmo é indicado para posicionar antenas de TV de grande porte e pequenas antenas de 10 e 11 metros.


Não encontrei informação referente a correspondencia das conexões do rotor ao comando e nem os diagramas elétricos que pelo menos eu podesse ler para verificar o comando.


Resolvi pesquisar mais um pouco e consegui encontrar o rotor e comando correspondentes ao que eu tenho fisicamente por aqui.
Caso precise de informação sobre diversos rotores talvez você encontre no endereço abaixo:
http://www.qsl.net/4/4x6on/RADIO%20MANUALS/ANTENNA%20ROTATORS/


Você vai encontrar manuais para rotores Alliance, CDE, Daiwa, Hygain e Yaesu.

ROTOR DE ANTENA CDE - PARTE 03




Agora que já descobrimos o que tenho em mãos, ou seja um dos primeiros modelos de rotores CDE que até hoje é produzido com a nova nomenclatura AR-40 pela Hygain, não possui freio com solenóide e é indicado para antenas de TV e pequenas antenas para radio amadorismo e ou faixa cidadão.




Confeço que não conheço o funcionamento eletromecânico de rotores. Busquei algumas informações em
fóruns e uma delas é de nunca deixar o rotor ir até o final do curso, pois com o tempo fadiga o material e pode causar a quebra do mesmo.
Agora resolvi abrir o rotor para verificar rolamentos, engrenagens internas, lubrificação e conexões elétricas.
Logo externamente notei que o conector com os 05 parafusos estão bem oxidados, precisando serem
limpos ou mesmo trocados por novos.
Um dos 04 parafusos que prendem a base é diferente dos demais, pois possui rosca do tipo "soberba" enquanto os demais é milimétrica, coisa comum a um equipamento com tantos anos de seviço.
Espero que não tenha danificado muito a carcaça do rotor, logo que identificado as dimensões das roscas
dos parafusos irei limpar e verificar as roscas da carcaça com um macho.
A estrutura externa do rotor não possui trincas ou marcas de abuso do equipamento.
As 12 esferas do sistema de rolamento estão no lugar e aparentemente as pistas das esferas também.
Sistema de engrenagens estão com desgaste normal, nada de dentes quebrados.
Conexões elétricas internas intactas e aparentemente originais.
Demais acessórios mecânicos não apresentam anomalia.


Conector elétrico do rotor:




Parte interna superior da carcaça do rotor:



 
Parte inferior do rotor com motor elétrico e sistema mecanico de transmissão de movimento:
 
 
Pode ser observado no topo do motor elétrico um potenciometro de 1Kohms segundo o esquema elétrico.
Esse potenciometro gira de acordo com a posição do rotor e talvez mais tarde possa ser utilizado para instalar um indicador de posição do rotor mais preciso com galvanômetro externo.


ROTOR DE ANTENA CDE - PARTE 04

 
O rotor foi desmontado para limpeza e no fundo dele foi descoberto o nao de fabricação do rotor datado de março de 1978 e seu número de fabricação.
A informação bate com um site onde foi encontrado informações sobre toda a linha de rotores CDE.
Esse modelo é a primeira séria desse modelo de rotor que foram fabricados entre 1976 e 1979.
Características técnicas e fotografias do mesmo e outros modelos CDE encontradas no endereço:

AR-40
Series 1
Wind Load Cap.: 5 Sq. Ft. 12 ball bearings
Vert. Load: 200 lbs.
Brake Type: DISC
Potentiometer feedback
5 wire


A utilização do mesmo é para antenas direcionais de VHF/UHF de grandes dimensões e antenas Tri-banda para HF .

Parte de transmissão de movimento desmontada, limpae já com as feras no total de 54:


Como pode ser visto na descrição técnica do rotor o mesmo possuia apenas 12 esferas no sistema de rotação ou seja 6 esferas em cada pista do rotor.
As pistas de rolamento das esferas possuiam marcas ou seja marcas de onde elas ficavam paradas conforme a posição do rotor.
Observei que exsitem modelos de rotores de dimensões identicas com mais esferas no sistema de rotação logo tomei uma das esferas e fui a uma loja de rolamentos onde adquiri cerca de 130 esferas.
Como eu não possuo e nem encontrei aquele acessório plástico para fixar as esferas, a solução foi utilizar uma graxa a base de silcone.

A foto do corpo do rotor já com as 54 esferas parte superior.


 
Parte do mecanismo de trasmissão de movimento:
 


Mecanismo de transmissão de movimento montado:



Mecanismo de transmissão já com o motor elétrico acoplado:

A parte superior vista no topo do motor elétrico é um potênciometro que auxilia na parada do rotor evitando que ele chegue ao final de curso com o motor ligado sobrecarregando o sistema de engrenagens e o motor elétrico.
O potênciometro possui essa peça de cobre que fica encaixado dentro de uma superfície dentro da parte superior do rotor, logo quando o rotor gira, o potênciometro gira também variando a tensão aplicada sobre ele.

Conjunto de transmissão de movimento e motor elétrico já dentro da parte superior do rotor.




 

7 comentários:

  1. boa noite colega eu tenho rotor igual este so não tem comando eu queria voce mandace esquema como ligar ele pois os fios estão souro 73 amigo

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  2. ola eu tenho um rotor semelhante a esse da foto e ele vira soh pra um lado
    gostaria de uma ajuda de como proceder a manutencao tks

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  3. Parabéns, pelo fantástico trabalho, muito didático e extremamente cuidadoso. Também tenho um idêntico, mas o comando está com problema no capacitor eletrolítico que não consigo encontrar de maneira nenhuma. Se alguém dispuser de alguma dica, ficarei muito agradecido.
    Enivaldo - PT2CA

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  4. Boa noite ,amigo poderia me dizer ou ter a informação de quantos volts e o motor ,ou quantos volts e a saída do transformador desde já tks ,pu3 swr

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  5. Boa noite amigo. Estou precizando de uma coroa para este modelo de rotor.pois a minha quebrou em tres lugares. Meu zap 49 991046765. Obrigado

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  6. Olá , me chamo Beto Rocha PU3 JRR de Porto Alegre /RS ,também tenho um igual em perfeito estado de funcionamento.
    Reformei todo ele .Possui uma solenóide e um sistema de travamento em cada grau que passa.Faz 15 anos que tenho ele.Fiz eu mesmo uma pintura com tinta opalescente com mais duas demãos de verniz poliuretano com que fez que ficasse protegido das interpéries.Se quiserem, posso mandar fotos.

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